terça-feira, 28 de julho de 2009

Infância 90

Há tempos sinto a necessidade intensa de desabafar a respeito desse assunto

Tudo começou quando em um desses feriados que eu fiquei em casa, sem nada a fazer, assisti Sessão da tarde. Adivinha o que passou??

Não, não foi A lagoa azul....rsrsrsr esse já é D+.

Foi aquele da musiquinha “My Girl!!!!!!!!”, meu 1º amor.

Foi aí que comecei a me lembrar, das tardes que chegava da escola, e sem tirar o uniforme, assistia Sessão da tarde, depois ia brincar na rua, até a hora que minha mãe me gritasse.

Tentei decifrar, mais nada mais próximo encontrei do que o sentimento que chamamos de Nostalgia.


Só para clarear as cacholas...

Nostalgia : Descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.
Nostalgia é um sentimento que surge apartir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida.
O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e nao diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.




Mas... por que eu sentiria tanta saudade desse tempo? Não sei vocês, mas minha infância foi recheada de momentos felizes. Fui criança, criança de verdade, era inocente e tinha uma imaginação gigantesca, criava e mirabolava mil mundos dentro da minha cabeça.

Gostava de brincar, gostava de fazer bagunça e muito bagunça, falando nisso, um dia desses, meu priminho disse: “Mãe posso riscar a parede?”. Me veio a ligeira impressão de que as crianças de hoje em dia estão se tornando chatas, e cada dia mais adultas, que criança que pede pra fazer bagunça?

Meus amigos, quem é que nunca se deparou com aquelas meninas de 10 ou 11 anos no shoping, de salto alto, micro saias e com o rosto rebocado de maquiagem?

Onde estão as nossas crianças?

Hoje sei como minha infância foi maravilhosa, e sei como era bom assistir Castelo Ra tim bum, Caverna do Dragão, Doug, TV Cruj, Ursinhos Carinhosos e etc; Brincar de queimada com a galera da rua, dançar as coreografias do É o Tchan nas festas da escola, cantar Mamonas Assassinas (mesmo sem saber o significado de sabão cra cra).



É claro que não vivemos uma época tão arcaica, tínhamos o Super Nintendo, Mega Drive, mas com certeza não diremos a nossos filhos que aos 9 anos minha melhor amiga era virtual, que minha galera era da comunidade do Orkut, ou que todos os dias brincava online com meus amiguinhos.

Agora concretizei dentro de mim a palavra Nostalgia, sentimento que faz Wesley sentir saudades de dançar “chorando sim foi, que um dia só me fez chorar...” com sua priminha; sentimento que reporta Adriano aos tempos das partidas de futebol com a travinha que seu avô construiu lá em Camanducaia; Que faz Larissa viver de novo aqueles concursos de dança da escola (já podemos até imagina-la estrelando). E que faz Jonatan recordar os gritos da sua mãe desesperada por ele ficar mais tempo brincando na rua do que em casa.

Pois bem meus caros, como diz Oscar Wilde:

“Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.”

Será que sentiremos nostalgia dos tempos de hoje? Será que o presente está sendo tão intenso quanto nossas infâncias?

Um beijo a todos,

Mayara Peclat, uma eterna criança!

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente minha cara... Como diz aquela música: "... tempo bom... pena que não volta mais... quantas coisas boas que ficaram para trás...". Meus tempos de infância foram os melhores da minha vida... joguei bola, brincava de policia e ladrão, esconde esconde, amarelinha, andava de bicicleta pela cidade inteira, brincava de gato mia, guerra de almofadas, andava de skate, jogava "CAMPEONATO BRAHLIERO NOVIENTA E SIEIS" (Narrado exclusivamente pelo Narrador Fanho) do Super Nintendo, soltava pipa e etc e tal... QUE TEMPOS HEIN!!!!

A minha infância foi bem proveitosa...
Diferentemente de minha juventude...

Adriano Borini

Mayara Peclat disse...

É caro Adriano, temos que fazer valar a pena o presente também!!

Anônimo disse...

Como você lembrou das dancinhas?
kkkkkkkkkkkkk
Maravilhoso texto e tema.
Parabéns!

Larissa P. Jabôr

Unknown disse...

Cara, você não sabe quantas lembranças passou em minha mente quando li esse post. tantas coisas boas eu vivi, aproveitei o bastante para hoje sentir saudades. E como diz uma música que Nelsinho canta: " Só se tem saudades do que é bom." \0/ Oh, tempo que não volta mais! Como eu queria estar correndo, brincado,fazendo bagunça e tantas coisas que aprontei quando criança.. rsrrsrsrrssr

Postar um comentário