terça-feira, 16 de março de 2010

“Amar é doar-se até doer"



por Jonatan Rocha do Nascimento


Com uma simples frase, Madre Teresa mexeu com o coração de todo o mundo: " Amar é doar-se até doer".

Sim. Amar é dor. Amar é sofrer, contudo, sem jamais desistir.

A loucura de Deus, a Cruz, também nos mostrou o que só hoje podemos compreender: amar dói, e como.

Uma vez que compreendemos que amar significa doar-se ao extremo, percebemos que somos incapazes de fazê-lo, isto porque não compreendemos a grandiosidade do que é este tão maravilhoso dom de Deus.

Por vezes achamos difícil falar com um amigo, que simplesmente disse algo que não se queria ouvir. Achamos difícil perdoar. Tudo nos é difícil. Por quê isso acontece? A resposta é simples. Muitos de nós são incapazes de amar.

Somos incapazes de ver no outro a limitação, o sofrimento, o pedido de socorro, de alguém que sofre e ainda também não descobriu o que é ser amado.

A alma que ama Deus, sabe exatamente que terá de se consumir por inteiro para que se complete. Terá que se despedaçar para ser inteiro. Que deverá morrer para viver.

O amor é paciente, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta e, por isso, fere.

Fere, pois, uma vez que a tudo esperamos, desculpamos e suportamos, nos desfazemos de nossas vontades e conceitos e, principalmente, a arrogância e o egoísmo. Saímos de nós para compreender o outro na sua ignorância ou grosseria, de modo que, ferimos nosso ego porque passamos a descobrir naquele que nos machuca os defeitos que nós mesmos possuímos, até em maior quantidade ou grau.

As desilusões nos fazem pensar que fomos abandonados; que ninguém merece nossa atenção : “são todos iguais!”. Contudo, é ai que a dádiva de Deus pode se manifestar, se permitirmos, é claro.

Observando um mundo caótico, nos sentimos abandonados por Deus e por todos. Há até mesmo quem duvide da existência do Divino. Pois eu digo, o que eu perdi amando um mundo que não merece ser amado? O que perdi fazendo bem aos ignorantes? O que perdi sendo bom com os maus? O que eu perdi? Nada. Pelo contrário, adquiri a experiência de que amar dói. O que perdi se Deus não existe? Ah, meus amigos. Nada perdi, mas o que não O amam, tudo perderam e perderão.

Quero que doa quando não me sentir amado por Deus; quero que doa quando me maltratarem; quero que doa quando disserem que têm ojeriza de mim. Quero que doa pois estarei cumprindo aquilo que Deus quer de mim: “Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoais os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam.”

A doação que fere. Deixemo-nos ser feridos pelo Amor.

“Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

Importa para mim, que eu diminua e Ele cresça.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jonatan,

texto maravilhoso.
Você é uma pessoa bela e sensível, parabéns!

Bjos

Larissa P. Jabôr

Dentinho disse...

tb como diria camões:
"Amor é fogo que arde sem se ver
é ferida que doi e não se sente
é o contentamento descontente
é a dor que desatina sem doer"

Ian disse...

Excelente texto parabéns !

Postar um comentário